Dicas para dirigir com segurança um carro adaptado

 

Se você vai comprar e mandar adaptar o seu veículo, anote as dicas que selecionamos para dirigir com segurança um carro adaptado. Mas antes, saiba como esse tipo de veículo funciona para que você dirija com mais tranquilidade. Confira!

Como escolher um carro adaptado

As pessoas com deficiência física ainda encontram muitas dificuldades ao tentar executar diferentes tarefas e dirigir é uma delas. O primeiro empecilho é na hora de escolher o carro adaptado, já que é preciso aliar um bom preço com as características que querem encontrar no veículo.

Por ser um público com necessidades especiais, não são todos os veículos disponíveis para a população geral que suprem suas necessidades. Mas o que precisa ter um carro adaptado? No geral:

  • Modelos que são adaptados de acordo com a deficiência do motorista;
  • Carros que vêm com câmbio automático e comandos elétricos para espelhos, setas, faróis, vidros e travas.

Como o próprio nome já diz, ele precisa ser adaptado ao motorista. Existem diferentes modelos no mercado e cada um conta com características diversas. Entre elas:

  • Alavanca de freio e acelerador;
  • Volante adaptado para manobras, com alça para encaixar as mãos ou pinos para os dedos ou punhos e até mesmo acelerador;
  • Banco móvel, ou seja, que sai para fora do veículo;
  • Banco giratório;
  • Breque de mão, que pode ser acionado com um toque;
  • Abertura da porta adaptada ao motorista;
  • Elevador acoplado para o motorista entrar no carro;
  • Rampa que ajuda o motorista a entrar no veículo.

Conhecer essas características é importante para saber do que você precisa e poderá ter em um carro adaptado. Considere não abrir mão de nenhum item essencial, isso garantirá sua segurança e de outras pessoas.

É fato que as pessoas com deficiência física se deparam com o problema do alto custo ao comprar o veículo que atenda às suas necessidades, mas existem formas de pagar menos em um carro adaptado. Solicitar a isenção de vários impostos é uma das maneiras de reduzir o custo.

Como dirigir com segurança um carro adaptado

Depois de comprar o veículo com todos os itens que você precisa e adaptações necessárias às suas necessidades, é importante dirigir com segurança. Em relação aos carros comuns, os carros adaptados exigem mais atenção, principalmente se você ainda não está acostumado com o veículo.

Na maioria dos casos, é preciso ter bastante coordenação para movimentá-lo até pegar o “jeito” do veículo. Mas fique tranquilo, pois o carro foi adaptado para que você tenha conforto e segurança.

E para que você fique mais seguro ao dirigir o seu carro adaptado, selecionamos essas dicas:

  1. Treine com a alavanca “puxa-empurra”

Ela é sensível, então, use-a suavemente. Nos primeiros dias de uso do veículo, vá com calma para se aperfeiçoar e não confundir o “empurrar”, frear, com o “puxar”, empurrar, a alavanca.

  1. Ajuste a altura do volante

Antes de ligar o veículo, ajuste a altura do volante para que o mesmo não dificulte o uso de alguns comandos.

  1. Mantenha o encosto do banco ereto

Quanto mais ereto ele ficar, mas fácil será manejar o veículo, principalmente usar a alavanca.

  1. Treine seus reflexos

Treine os seus reflexos para não correr o risco de inverter os comandos e acabar sofrendo um acidente.

  1. Faça revisões periódicas

A manutenção periódica é essencial para todos os veículos e os carros adaptados não fogem à regra. Ao adaptar o veículo você deve fazer a revisão após atingir 5.000 km rodados.

  1. Rode mais devagar

O velho ditado “Devagar e sempre” deve ser considerado por todos os motoristas. Para você que está se habituando ao carro adaptado, ele deve soar como uma regra. Mas não adianta apenas reduzir a velocidade, você precisa se atentar à segurança e ter bastante cautela.

 

 

Por: Andreia Silveira.