Temporada 2018 do Circuito Loterias Caixa inicia-se na próxima semana em SP

 

 

Nos dias 24 e 25 de fevereiro, o Centro de Treinamento Paralimpico receberá a etapa regional de São Paulo do Circuito Loterias Caixa de atletismo e natação. O evento abre o calendário nacional das modalidades. Ao todo 655 atletas estão inscritos: 409 na pista e no campo do CT, outros 246 na piscina.

São Paulo será a primeira parada das fases regionais do Circuito Loterias Caixa na temporada. Em março, serão realizadas as fases Rio-Sul, em Porto Alegre (RS), nos dias 10 e 11, e Norte-Nordeste, do dia 22 a 25, em Aracajú (SE). Goiânia (GO) receberá a última fase, Centro-Leste, de 12 a 15 de abril.

Os atletas que alcançarem os índices estabelecidos pelo departamento técnico do CPB (Comitê Paralímpico Brasileiro) garantem participação nas etapas nacionais do Circuito Loterias Caixa, em junho e agosto. A terceira fase nacional receberá a denominação de Campeonato Brasileiro, em outubro, reunindo os melhores do ano. As três competições serão realizadas no Centro de Treinamento Paralímpico, em São Paulo.

O Circuito Loterias Caixa também contempla as disputas do halterofilismo, que nesta temporada, terá três de suas quatro etapas realizadas no mesmo fim de semana da esgrima em cadeira de rodas. O calendário reserva para a segunda quinzena de março, em Aracaju, Sergipe, a abertura do ano no halterofilismo, já a esgrima, para abril, em Goiânia, Goiás.

A mudança no formato do Circuito Loterias Caixa 2018 foi realizada para que atletas das três modalidades possam se hospedar no residencial do Centro de Treinamento Paralímpico durante o período de competição, promovendo uma economia nos custos das equipes.

Para a regional de São Paulo, o destaque ficará por conta da natação. O técnico-chefe de modalidade, Leonardo Tomasello, definiu a participação de 19 nadadores que treinam no CT – alguns deles já com acesso direto às fases nacionais. O objetivo é aumentar o número de competições disputadas no ano, a fim de prepará-los aos principais eventos do ano. Em 2018, a natação paralímpica brasileira tem como principal competição o Parapan-Pacífico, de 9 a 13 de agosto, na Austrália.

“Solicitamos uma mudança no regulamento para que os atletas que já têm índice para as etapas nacionais pudessem nadar. A maioria desses atletas está entre os 50 melhores que não precisariam nadar. Mas eles não vão ganhar medalha tampouco pontuar para o clube, só vão ter oportunidade de nadar. É bom porque é uma competição a mais, bom para vermos como eles estão, para avaliar o treinamento também”, comentou Leonardo Tomasello.

Entre os nadadores que participarão do regional está Henrique Nascimento, da classe S9, convocado para Seleção Brasileira de jovens, que embarca no domingo, 25, para Copenhague, na Dinamarca, para disputar etapa da World Series entre os dias 2 e 4 de março.

Imprensa
Os profissionais de imprensa interessados em cobrir a etapa regional São Paulo do Circuito Loterias Caixa de Atletismo e Natação não precisam de credenciamento prévio. Bastará dirigir-se à sala de imprensa do Centro de Treinamento Paralímpico para identificação.

O Circuito
O Circuito Caixa Loterias é organizado pelo Comitê Paralímpico Brasileiro e patrocinado pelas Loterias Caixa. Este é o mais importante evento paralímpico nacional de atletismo, halterofilismo e natação. Composto por quatro fases regionais e duas nacionais, tem como objetivo desenvolver as práticas desportivas em todos os municípios e estados brasileiros, além de melhorar o nível técnico das modalidades e dar oportunidades para atletas de elite e novos valores do esporte paralímpico do país. Em 2018, as disputas das fases nacionais serão separadas por modalidade – haverá ainda um Campeonato Brasileiro de cada esporte.

Patrocínios
O paratletismo tem patrocínio das Loterias Caixa e da Braskem.
A natação tem patrocínio das Loterias Caixa.

Serviço
Data: 24 e 25 de fevereiro
Cidade: São Paulo (SP)
Local: Centro de Treinamento Paralímpico Brasileiro – Rodovia dos Imigrantes, Km 11,5 – ao lado do São Paulo Expo

Programação* 
Circuito Loterias Caixa de Natação e Atletismo – Etapa Regional São Paulo
Sábado (24/2) – 8h às 12h e 14h às 18h
Domingo (25/2) – 8h às 12h
*Sujeita a alterações

 

Fonte: CPB