Passo a passo para tirar o cartão de estacionamento para pessoas com deficiência

Procurando informações sobre como tirar o cartão de estacionamento para pessoas com deficiência? Então você chegou no lugar certo. Acompanhe esse artigo e veja o passo a passo de como fazer isso.

As vagas para deficientes e idosos estão sempre envolvidas em polêmicas, geralmente, porque pessoas não possuem necessidade ou permissão para usá-las, ocupam-nas, tirando o direito das pessoas que realmente podem estacionar seus carros nelas.

Existem diferentes situações que podem permitir a uma pessoa o acesso a essas vagas, mas, independentemente do caso, para que essas vagas possam ser usadas, é preciso que se tenha um cartão de estacionamento para deficientes.

E, esse artigo foi criado exatamente para lhe mostrar como fazer para conseguir o cartão de estacionamento para pessoas com deficiência. Acompanhe e descubra como proceder para ter acesso a esse direito.

Saiba o que é o cartão de estacionamento para pessoas com deficiência!

O cartão para deficientes é uma permissão fornecida pelo poder público, que dá direito ao seu portador de estacionar em qualquer uma das milhões de vagas especiais existentes em praticamente todo o país.

Essas vagas são comumente marcadas pelo famoso símbolo internacional de acesso, e estão disponíveis para todas as pessoas que possuem problemas de mobilidade, sejam elas dependentes de cadeiras de rodas ou não, usuárias de aparelhos ou próteses ortopédicas, por um período temporário ou permanente, pessoas que tenham dificuldades para se locomover ou deficiência visual.

A requisição do cartão de estacionamento para pessoas com deficiência pode ser feita diretamente pelo portador da deficiência ou por uma pessoa nomeada como procurador legal do mesmo.

Veja o passo a passo para obter o cartão de estacionamento para pessoas com deficiência

  • O primeiro passo para obter o cartão de estacionamento é se dirigir a unidade de atendimento do CIRETRAN OU DETRAN da sua cidade, com todos os documentos em mãos.
  • Feito isso, a unidade de atendimento procurada verificará toda a documentação entregue e se encarregará de produzir o cartão de estacionamento para pessoas com deficiência, e entregá-lo ao solicitante.

Os prazos de entrega funcionam de maneiras diferentes em cada unidade, e é preciso que você se informe a esse respeito durante o atendimento. O cartão possui uma validade de cinco anos.

Documentos para solicitar o cartão

Para pedir o cartão de estacionamento para pessoas com deficiência é preciso levar até a unidade de atendimento:

  • Carteira de habilitação;
  • Carteira de identidade;
  • Comprovante de endereço, no nome do solicitante;
  • Atestado médico que comprove a deficiência;
  • Formulário de requerimento do cartão, que deve ser preenchido pela internet e impresso.

Com exceção do último item que deve levar apenas a versão original, os demais documentos precisam ser apresentados na versão original e uma cópia.

Além de providenciar o cartão de estacionamento para pessoas com deficiência é interessante também poder contar com um seguro auto para deficientes. Assim, além de poder estacionar nas vagas que lhe são de direito, você não precisará se preocupar com problemas que possam lhe trazer prejuízos e garante um desconto nessa proteção também.

 

 

Por Jeniffer Elaina, redatora da Smartia Seguros